Afinal, o que são as Tipologias Textuais?

Primeiramente, para a compreensão das tipologias textuais, se faz indispensável abordar o processo dinâmico das relações sociais, e por consequência os atos comunicativos nos quais estamos inteiramente envolvidos. Todo texto, no entanto, tem uma estrutura, e essa estrutura damos o nome de tipologia. Existe, contudo, cinco tipos de textos que apresentam características e nos quais o autor pode expor a sua intencionalidade ao escrever o texto. Essas finalidades comunicativas e que são objetos de estudo da tipologia textual:

  • Dissertativo: expor uma ideia, argumentar, dissertar. Podemos deixar bem claro nossa opinião, ponto de vista, persuadir e fazer com que o interlocutor possa analisar, refletir, concordar ou discordar do ponto de vista abordado. Um tipo de texto muito rico em ideias e conhecimentos.
  • Narrativo: narrar, contar história (fictícia ou real); Podemos relatar ou expressar emoções, ideias, imaginações, realidades, lições, registro de fatos, enfim…
  • Descritivo: descrever, texto no qual se aponta as características da história; Exige riqueza de detalhes que possibilitem ao leitor imaginar a realidade ou mesmo complementá-la com sua criatividade e interagir com o texto.
  • Injuntivo: verbos predominantemente no imperativo que indicam orientação ou ordem, receita culinária, manual de instruções;
  • Expositivo: verbetes de enciclopédia, seminário, reportagens e editoriais (apresenta informações com linguagem objetiva e com predomínio da 3ª pessoa).

Todas as construções textuais estão relacionadas as suas tipologias, pois referem-se ao estilo da escrita argumentativa do fato narrado, o que leva a definição de seu estilo literário. Estes estilos podem ser utilizados isolados ou em conjunto fazendo uma mesclagem de tipologias, para Travaglia (2007) não existem tipos puros de textos e sim a conjunção tipológica, onde no mesmo texto podemos encontrar várias tipologias. O que existe em muitas escritas é a questão de dominância tipológica.

O que os autores querem mostrar em suas escritas dependem a que finalidade se destina, estipulando assim a dominância tipológica e a estrutura textual, que irão conduzir as escrituras a que se designam.

4 comentários em “Afinal, o que são as Tipologias Textuais?

Deixe um comentário